A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó vive um momento histórico. Na segunda-feira (1º) ocorreu a primeira defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf). A mestranda Natana Laís Barreta apresentou o trabalho “Doença do pé relacionada ao Diabetes Mellitus: evidências científicas, protocolos de manejo e a qualificação do(a) enfermeiro(a) brasileiro(a)”, resultado de dois anos de pesquisa articulada entre teoria, evidências e prática clínica.
O coordenador em exercício do PPGEnf, professor Vander Monteiro da Conceição, ressalta a importância institucional e simbólica do momento. Lembrando que o grupo de docentes atuam desde 2016 na construção do programa, o professor considera que “a defesa da mestranda representa não somente um marco histórico ao PPGEnf, mas também a consolidação de anos de trabalho coletivo”. Segundo o professor, esse avanço demonstra que os esforços contínuos em prol do desenvolvimento regional começam a mostrar resultados concretos.
A dissertação de Natana, orientada pela professora Jane Kelly Oliveira Friestino, analisa protocolos terapêuticos, evidências científicas e desafios do cuidado ao pé diabético, tema diretamente relacionado à sua prática como enfermeira estomaterapeuta. A orientadora afirma que “a formação do enfermeiro pesquisador fica evidente no trabalho da Natana porque ela conseguiu investigar um problema que faz parte de sua prática profissional. Ter conduzido a pesquisa com método adequado e análise crítica foi gratificante”. Para a docente, o estudo reúne informações capazes de apoiar processos de formação permanente e qualificar debates em espaços de ensino e assistência.
Natana destaca ainda que os aprendizados provenientes do mestrado repercutem tanto em sua atuação docente de graduação quanto em sua prática clínica, aprofundando o uso de evidências no cuidado a pacientes com feridas e lesões. Nesse sentido, ela acredita que os dois anos de mestrado foram de desenvolvimento, marcados por desafios e pela construção de autonomia intelectual. “Foi um período de intenso crescimento acadêmico, profissional e pessoal”.
Sobre os impactos no território, o professor Vander já enxerga efeitos relevantes, apesar de o programa ainda se encontrar em fase inicial. “Ainda não há consolidação do impacto regional, porém acreditamos que o produto do mestrado da enfermeira Natana terá impacto quase imediato”. O coordenador ressalta que Natana já é referência regional no tratamento de lesões, e, por ela ser professora de graduação, o alcance é ainda mais potencializado na formação de novos enfermeiros.
Natana descreveu com emoção o significado de inaugurar oficialmente as defesas do PPGEnf. “Ser a primeira mestranda a defender no PPGEnf é uma experiência que carrego com muita emoção e responsabilidade”, afirma ela, destacando que sua trajetória também simboliza o potencial científico do programa.