Cursinhos de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que têm sido ofertados em campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) nos últimos anos, agora integram a Rede Pré-Enem Fronteira Sul. A iniciativa, articulada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), já comemora a primeira conquista, com a aprovação de dois projetos submetidos ao Edital de Chamada Pública n° 01/2025 da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), do Ministério da Educação (MEC).
A diretora de Extensão e Cultura, Marcela Alvares Maciel, conta que a seleção do CPOP inicialmente contemplaria 130 cursinhos, porém, foi ampliada para 384 iniciativas em todo o Brasil, alcançando mais de 15 mil estudantes de escolas públicas. Ela explica que o edital previa o envio de propostas por estado, desta forma, pelo Paraná a UFFS submeteu o projeto do PET Prepara, do Campus Realeza, e pelo Rio Grande do Sul foi encaminhada uma proposta abrangente, reunindo os cursinhos populares dos campi Erechim, Cerro Largo e Passo Fundo, e também o projeto do Campus Realeza.
Cada um dos projetos receberá R$ 163,2 mil para custeio de bolsas para educadores e coordenadores, além de recursos para material didático e estrutura de funcionamento. Marcela comenta que os projetos aprovados “serão desenvolvidos em formato de extensão universitária e baseiam-se nos princípios da educação popular, metodologias ativas e gestão participativa”. O público-alvo são estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas.