O curso de formação foi ofertado através do projeto de extensão “Educação Especial na Perspectiva da Inclusão”, e é resultado da participação da UFFS no programa de formação continuada instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (Renafor).
Com uma carga horária de 90 horas, a formação envolveu a participação de professores de diferentes redes de ensino e foi ofertado pela UFFS nos campi de Chapecó (SC), Erechim (RS) e Realeza (PR). O curso abordou temas como o atendimento educacional especializado (AEE), o desenho universal para a aprendizagem (DUA), práticas colaborativas, avaliação acessível e diferenciação curricular.
A professora Cristiane de Quadros comentou que o curso apresentou bons resultados de receptividade, já que proporcionou acesso a conteúdos atualizados, o intercâmbio de experiências e a aplicabilidade imediata da formação no cotidiano escolar. “A coerência entre os objetivos propostos e a metodologia adotada demonstram um planejamento comprometido com a melhoria da qualidade da educação. Além disso, o projeto fortaleceu o papel da escola como espaço democrático, onde a diversidade é respeitada, acolhida e considerada em todos os seus aspectos”, observou a coordenadora.
A metodologia envolveu encontros formativos, atividades práticas, avaliações reflexivas e produção de materiais. Além disso, os conteúdos foram ministrados seguindo três eixos temáticos: a primeiro destacou aspectos históricos, filosóficos, políticos e sociais sobre a Educação Especial na perspectiva da Inclusão; o segundo foi voltado para a educação escolar, aprendizagem e desenvolvimento humano de estudantes com deficiência, distúrbios de aprendizagem, altas habilidades/superdotação e Transtorno do Espectro Autista (TEA); já último eixo tratou das experiências educacionais inclusivas e a produção de tecnologia assistiva na perspectiva das práticas colaborativas em educação.
O projeto também contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a partir do pró-reitor da pasta Willian Simões e sua equipe. Também participaram da iniciativa as professoras Erone Lanes (Chapecó), Sonize Lepke (Erechim) e Jane Terezinha (Chapecó). A coordenação administrativa do projeto foi de Cristina Campos. Integraram o corpo docente do curso: Claudia Filisbino, Daniela Leal, Diuliana Charadera, Andreia Nava, Carmen Elizabete, Fabíola Ortega e Lucília Golveia. O desenvolvimento das ações também contou com a tutoria de Adilson Isaias, Etelvina Schoreder, Vivian Scholosser, Aline Maguella e Adriana Ines. As intérpretes de Libras do curso foram: Tatiani Cristina Ferreira de Lima, Claudia Cristina de Oliveira Soares e Sheila Marques Duarte Bassoli.