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Seminário de socialização marca encerramento de curso voltado à Educação Especial ofertado pela UFFS

Evento destacou as práticas pedagógicas inclusivas e reuniu 150 professores da rede básica

Assessoria de Comunicação Campus Realeza — 03 de Setembro de 2025 — Atualizado em 04/09/2025

Seminário de socialização marca encerramento de curso voltado à Educação Especial ofertado pela UFFS

Curso de Extensão foi ofertado para professores da rede básica de ensino dos municípios de Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Erechim (RS) e Chapecó (SC)

Para marcar a finalização do Curso de Extensão de “Educação Especial na Perspectiva da Inclusão”, a cidade de Chapecó (SC) sediou o Seminário de Socialização do curso. O evento, realizado no dia 30 de agosto, reuniu cerca de 150 professores da rede básica de ensino dos municípios de Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Erechim (RS) e Chapecó (SC). O projeto financiado pelo Ministério da Educação buscou contribuir com a formação continuada de professores, promovendo reflexões e práticas pedagógicas voltadas à inclusão de estudantes público-alvo da educação especial. 

Com o tema "Estratégias Pedagógicas em Contextos de Inclusão Escolar, DUA: Diferenciação Curricular e Práticas Colaborativas", a programação contou com a participação especial das professoras Renata Porcher-Scherer e Suzana Trevisan, ambas do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul). As convidadas compartilharam reflexões e experiências sobre práticas pedagógicas inclusivas, diferenciação curricular e trabalho colaborativo entre educadores. 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cristiane de Quadros do Campus Realeza, o encontro proporcionou um espaço de trocas entre os cursistas e reafirmou o papel transformador da educação pública. “Ao reunir professores e professoras engajados na busca por práticas mais acolhedoras e inclusivas, o seminário fortaleceu a articulação entre formação continuada, equidade educacional e políticas públicas de qualidade”, destacou.

 Sobre o Projeto  

O curso de formação foi ofertado através do projeto de extensão “Educação Especial na Perspectiva da Inclusão”, e é resultado da participação da UFFS no programa de formação continuada instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (Renafor).

Com uma carga horária de 90 horas, a formação envolveu a participação de professores de diferentes redes de ensino e foi ofertado pela UFFS nos campi de Chapecó (SC), Erechim (RS) e Realeza (PR). O curso abordou temas como o atendimento educacional especializado (AEE), o desenho universal para a aprendizagem (DUA), práticas colaborativas, avaliação acessível e diferenciação curricular. 

A professora Cristiane de Quadros comentou que o curso apresentou bons resultados de receptividade, já que proporcionou acesso a conteúdos atualizados, o intercâmbio de experiências e a aplicabilidade imediata da formação no cotidiano escolar. “A coerência entre os objetivos propostos e a metodologia adotada demonstram um planejamento comprometido com a melhoria da qualidade da educação. Além disso, o projeto fortaleceu o papel da escola como espaço democrático, onde a diversidade é respeitada, acolhida e considerada em todos os seus aspectos”, observou a coordenadora. 

A metodologia envolveu encontros formativos, atividades práticas, avaliações reflexivas e produção de materiais. Além disso, os conteúdos foram ministrados seguindo três eixos temáticos: a primeiro destacou aspectos históricos, filosóficos, políticos e sociais sobre a Educação Especial na perspectiva da Inclusão; o segundo foi voltado para a educação escolar, aprendizagem e desenvolvimento humano de estudantes com deficiência, distúrbios de aprendizagem, altas habilidades/superdotação e Transtorno do Espectro Autista (TEA); já último eixo tratou das experiências educacionais inclusivas e a produção de tecnologia assistiva na perspectiva das práticas colaborativas em educação.  

O projeto também contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a partir do pró-reitor da pasta Willian Simões e sua equipe. Também participaram da iniciativa as professoras Erone Lanes (Chapecó), Sonize Lepke (Erechim) e Jane Terezinha (Chapecó). A coordenação administrativa do projeto foi de Cristina Campos. Integraram o corpo docente do curso: Claudia Filisbino, Daniela Leal, Diuliana Charadera, Andreia Nava, Carmen Elizabete, Fabíola Ortega e Lucília Golveia. O desenvolvimento das ações também contou com a tutoria de Adilson Isaias, Etelvina Schoreder, Vivian Scholosser, Aline Maguella e Adriana Ines. As intérpretes de Libras do curso foram: Tatiani Cristina Ferreira de Lima, Claudia Cristina de Oliveira Soares e Sheila Marques Duarte Bassoli.

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