A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) concluiu, nesta quarta-feira (3), a quarta edição do Simpósio de Pós-Graduação da Região Sul (SIMPÓS-SUL). O evento foi realizado de forma presencial no Campus Realeza e foi transmitido on-line para toda a comunidade acadêmica. A programação contou com palestras, mesas-redondas, debates e apresentações de pesquisas de mestrandos e doutorandos da UFFS e de outras instituições de ensino superior do país.
A iniciativa organizada pela Diretoria de Pós-Graduação (DPG/PROPEPG), em parceria com as coordenações adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação (CAPPGs) dos campi, teve como foco a troca de experiências e a atualização de informações entre estudantes e professores-orientadores. O simpósio também abriu espaço para discussões sobre internacionalização, inovação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além de mesas de debates com representantes de agências de fomento dos três estados da região Sul do Brasil e pesquisadores convidados.
Durante a abertura do evento, no dia 1º de setembro, o reitor da UFFS, João Alfredo Braida, destacou a relevância do SIMPÓS-SUL como espaço de reflexão e qualificação dos programas de pós-graduação, tanto da UFFS, quanto de toda a região Sul. Braida também enfatizou a missão pública da universidade: “que é produzir ciência e tecnologia que permitam melhorar a vida da sociedade”. O reitor finalizou seu discurso desejando sucesso ao evento e lembrou o compromisso com a educação pública de qualidade, afirmando que “a gente possa construir uma Universidade cada vez mais forte, mais pujante, mais atuante no ensino, na pesquisa, na extensão, qualificando a educação pública na região em que estamos e, portanto, no país”.