O personagem Dom Quixote de La Mancha é mundialmente conhecido, mas a obra que narra suas aventuras, que pode ultrapassar as 1.000 páginas, dependendo da edição, pode não animar os leitores “destreinados”. Uma boa alternativa para entrar no mundo do cavaleiro andante é o livro, recentemente lançado pela Editora UFFS, que conta a sua história de uma maneira diferente. Em cada capítulo são apresentadas características físicas e emocionais de personagens principais e secundários da obra de Miguel de Cervantes, acompanhadas de cenas em que eles participam e que são ligadas às façanhas e trapalhadas de Dom Quixote.
A obra lançada é resultado de uma série de ações desenvolvidas no curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). “Não saberia muito bem como e quando começou tudo. É confuso, como as memórias de Dom Quixote. Mas era 2021 ou 2022. O trabalho começou dentro de alguns CCRs de Literatura em Língua Espanhola, nas Práticas como Componente Curricular, com apresentações sobre personagens da obra que logo foram banners, cartazes, desenhos, faixas, marionetes, etc. Depois tudo isso foi para Semanas Acadêmicas de Letras e festivais literários em escolas da cidade. Basicamente, era apresentar os personagens da obra através dos banners e logo responder perguntas sobre eles. Enfeitávamos o lugar com fotografias de apresentações anteriores e materiais feitos pelos alunos e alunas das escolas pelas quais já tínhamos passado. Depois, quase sem querer, chegaram apresentações acadêmicas em centros culturais, centro da terceira idade, clubes esportivos e escolas da Argentina, do Uruguai e das fronteiras do sul do Brasil. Depois, chegou a parceria com Contracapa, o grupo de teatro da UFFS, e os banners passaram a ser pequenas apresentações teatrais sobre cenas de Dom Quixote, na fronteira e no exterior. Aqui não há como esquecer o nosso discente Gabriel César Moura da Silva, um Quixote incrível”, recorda o organizador da obra, o professor Santo Gabriel Vaccaro.
“Finalmente, está o livro. É só seguir suas páginas. Ele conta a história de Dom Quixote, mas também a nossa. Acho que com o tempo ficamos até parecidos quando se trata de acreditar nos sonhos. E o primeiro sonho já virou realidade. O projeto Grandes personagens, por agora, descansa. Letras sin fronteras, não. Estamos trabalhando com lendas do folclore nacional em algumas escolas da cidade. E já estamos pensando que, quiçá, se os curupiras, as cucas e os sacis ajudarem, poderemos ter Lendas sem fronteiras, proximamente”, comenta o professor. A parte final da obra lançada traz registros de toda a trajetória mencionada por Santo.
É preciso destacar, ainda, que um outro diferencial da obra é a apresentação bilíngue. Todos os textos têm versões em língua portuguesa e em língua espanhola. Desta forma, o livro amplia seu público e também torna-se uma alternativa interessante para a prática de um segundo idioma.