Your browser does not support JavaScript! 0 1 2 3
Loading...
EducaçãoExtensão

UFFS desenvolve projeto de formação continuada em parceria com IFC e Sinte

Entre as atividades já realizadas esteve o apoio à V Conferência Estadual de Educação, no dia 5 de abril, em Florianópolis

Diretoria de Comunicação Social — 23 de Abril de 2025 — Atualizado em 24/04/2025

UFFS desenvolve projeto de formação continuada em parceria com IFC e Sinte

Cesar Capitanio (esq.), coordenador administrativo do projeto na UFFS; Maria Eneida de Almeida, coordenadora institucional do projeto na UFFS; Alvete Bedin, coordenadora estadual do Sinte; William Simões, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS; Theresa Adrião, professora da Unicamp; e Miriam Fábia Alves, professora da UFG e presidenta da Anped

No início de janeiro de 2025 começaram oficialmente as atividades de um projeto de extensão realizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), que tem como objetivo a oferta de um curso de formação continuada a profissionais da Educação de Santa Catarina. Porém, a parceria UFFS-IFC-Sinte é antiga e já rendeu muitos frutos. 

De acordo com a coordenadora institucional do projeto na UFFS, a professora Maria Eneida de Almeida, esta parceria “representa um sólido compromisso para manter viva e dinâmica uma ação permanente de formação continuada de professores e, concomitantemente, a luta pela educação pública. Nesta parceria, oferta-se um projeto permanente de formação continuada de professores e gestores da educação básica”. 

Maria Eneida explica que no âmbito do IFC, este projeto funciona como um curso de qualificação profissional. Na UFFS, essa parceria tornou-se um projeto de extensão que foi institucionalizado e está em desenvolvimento. Embora tenha iniciado oficialmente em janeiro, o projeto está em planejamento e realizou atividades desde o fim de 2023. A coordenação administrativa na UFFS é do servidor Cesar Capitanio, do Campus Chapecó. O projeto conta também com apoio permanente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. 

Conferência

Entre as atividades já desenvolvidas pelo projeto neste ano, está o apoio à realização da V Conferência Estadual de Educação, que ocorreu em 5 de abril no hotel Canto da Ilha, em Florianópolis. O evento contou com a participação de aproximadamente 330 professores/gestores do Ciclo de Formação do Sinte-SC 2024, que receberam a certificação, e mais 160 professores/gestores associados ao sindicato e conferencistas/debatedores especialistas da área da Educação.

“Trata-se de um evento de grande relevância para a categoria de professores da rede estadual, visto que é um espaço onde se apresentam debates recentes da política estadual e nacional da Educação, com discussões atualizadas acerca do tema ‘Democracia e Educação’, aspectos indissociáveis, pois só é possível educação pública de qualidade na democracia. Essa é a luta permanente e para lograr êxito é preciso manter os espaços de diálogos temáticos sobre grandes temas atuais da educação, tanto nacionais quanto estaduais, tais como: a questão dos planos de educação e os impactos gerados nos níveis nacional, estadual e municipal, as propostas de privatização vigentes para a rede estadual de educação, matriz curricular do Ensino Médio, modelo de avaliação escolar, construção de ações para avaliação e implantação de políticas educacionais. Desta forma, intenciona-se refletir e propor soluções aos temas listados. Este é o grande desafio do trabalho que se destina o projeto em questão”, comenta Maria Eneida.

O evento tratou de temas relevantes para compreender a atualidade das reformas educacionais em curso no país, entre eles: a privatização na educação pública e o Plano Nacional de Educação. Nestes temas, a conferência contou com a participação de palestrantes especialistas, como Tereza Adrião (Unicamp) e Miriam Fábia Alves (UFG e atual presidenta da Anped). Outros dois assuntos discutidos foram a plataformização e avaliação da educação e a Matriz Curricular do Ensino Médio de Santa Catarina. Nestes dois últimos temas, o evento oportunizou o diálogo com Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC-Campus Camboriú) e com Alaim Souza Neto (UFSC). 

Como resultado do evento, foi elaborada a “Carta de Florianópolis da 5ª Conferência Estadual de Educação do Sinte/SC – 2025”, um manifesto em prol da educação pública de qualidade, que deve ser divulgada nas próximas semanas. Outro encaminhamento foi a sistematização dos resultados da conferência, para que seja feita a publicação em adendo à Carta de Florianópolis. Foi aprovado, ainda, o texto do Manifesto pela Valorização da Educação Catarinense

V Conferência Estadual de Educação contou com a participação de cerca de 500 pessoas, no dia 5 de abril, em Florianópolis

Conforme a coordenação do projeto na UFFS, como resultado do evento, também foi definido o lançamento de uma publicação em evento específico, dando visibilidade à parceria UFFS-IFC-SINTE, já consolidada na formação de professores da rede pública. A proposta é que o evento ocorra no final do segundo semestre de 2025.

Maria Eneida diz que a Conferência Estadual de Educação não é um evento anual, porém, “é importante esclarecer que a trajetória política do Sinte traz, em seu bojo, uma intensa organização sindical desenvolvida com lutas e reivindicações, as quais demandam a articulação de vários setores da esfera pública do Estado de Santa Catarina. O foco das parcerias está no direito à educação pública, gratuita, emancipadora e socialmente referenciada. A estrutura organizacional das atividades fundamentais deste sindicato comporta instâncias específicas permanentes e, entre elas, a vigência de congressos ou conferências estaduais, assembleias gerais, encontros da Diretoria Executiva, assembleias regionais, encontros do Conselho dos Representantes Regionais e encontros das coordenações regionais. Estas instâncias organizativas, a partir da dinâmica cotidiana do processo de trabalho, são realizadas a cada três anos em grandes eventos com a finalidade primeira de planejar e programar as atividades que dinamizam os planos de trabalho da entidade nos anos seguintes, além da possibilidade de aglutinar experiências em uma análise dos anos que precederam o evento. Os momentos de força da categoria dos professores estaduais mediante planos de ação que unificam a base da classe trabalhadora da educação são exatamente os grandes encontros estaduais, como esta V Conferência”. 

“É relevante destacar que existe uma longa trajetória de lutas, com avanços, retrocessos e permanências, por uma consistente Política Nacional de Educação que dê prioridade à qualidade da educação e que tenha como foco central a universalização da educação em todo território nacional, para a população do campo e da cidade. O trabalho se pauta em uma educação libertadora, democrática, crítica e livre de preconceitos, o que exige organização, planejamento, programação e realização de ações políticas com atividades que fomentem as atividades ao longo do processo educacional”, finaliza.

Participantes do evento exibem seus certificados do Ciclo de Formação do Sinte-SC 2024

Relacionadas

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84