V Conferência Estadual de Educação contou com a participação de cerca de 500 pessoas, no dia 5 de abril, em Florianópolis
Conforme a coordenação do projeto na UFFS, como resultado do evento, também foi definido o lançamento de uma publicação em evento específico, dando visibilidade à parceria UFFS-IFC-SINTE, já consolidada na formação de professores da rede pública. A proposta é que o evento ocorra no final do segundo semestre de 2025.
Maria Eneida diz que a Conferência Estadual de Educação não é um evento anual, porém, “é importante esclarecer que a trajetória política do Sinte traz, em seu bojo, uma intensa organização sindical desenvolvida com lutas e reivindicações, as quais demandam a articulação de vários setores da esfera pública do Estado de Santa Catarina. O foco das parcerias está no direito à educação pública, gratuita, emancipadora e socialmente referenciada. A estrutura organizacional das atividades fundamentais deste sindicato comporta instâncias específicas permanentes e, entre elas, a vigência de congressos ou conferências estaduais, assembleias gerais, encontros da Diretoria Executiva, assembleias regionais, encontros do Conselho dos Representantes Regionais e encontros das coordenações regionais. Estas instâncias organizativas, a partir da dinâmica cotidiana do processo de trabalho, são realizadas a cada três anos em grandes eventos com a finalidade primeira de planejar e programar as atividades que dinamizam os planos de trabalho da entidade nos anos seguintes, além da possibilidade de aglutinar experiências em uma análise dos anos que precederam o evento. Os momentos de força da categoria dos professores estaduais mediante planos de ação que unificam a base da classe trabalhadora da educação são exatamente os grandes encontros estaduais, como esta V Conferência”.
“É relevante destacar que existe uma longa trajetória de lutas, com avanços, retrocessos e permanências, por uma consistente Política Nacional de Educação que dê prioridade à qualidade da educação e que tenha como foco central a universalização da educação em todo território nacional, para a população do campo e da cidade. O trabalho se pauta em uma educação libertadora, democrática, crítica e livre de preconceitos, o que exige organização, planejamento, programação e realização de ações políticas com atividades que fomentem as atividades ao longo do processo educacional”, finaliza.