O professor Julian Perez-Cassarino, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, está vivenciando uma experiência interessante em sua carreira. Ele, que tem como foco em suas pesquisas o abastecimento alimentar, em especial as compras públicas da agricultura familiar, foi cedido pela UFFS para atuar como chefe de uma divisão da Coordenação Geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
“Eu, que trabalhava sempre muito com as organizações da agricultura familiar, agora estou conhecendo o lado do Executivo, da implementação dessas compras, e acabo tendo um conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, a minha experiência como docente, pesquisador da área, me ajuda a contribuir em aprimoramentos e formulações, que são necessárias à política. Para aperfeiçoar a regulamentação e a implementação dela”, comenta Julian.
Julian explica que sua principal atribuição no MDA é trabalhar com os programas de compras institucionais, principalmente o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Ele comenta que este programa tem cinco modalidades, das quais quatro são de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e uma delas, que é a modalidade Compra Institucional, é de responsabilidade do MDA e é onde está inserido.
O professor conta que é uma das pessoas que, dentro da UFFS, trabalha para que sejam feitas compras da agricultura familiar para os Restaurantes Universitários (RUs). “A experiência que eu carreguei aí (na UFFS), me ajuda na implementação da política aqui (no MDA). Com certeza, o que eu estou aprendendo da política aqui vai me ajudar para a implementação dessa política na UFFS”, afirma.
A atuação de Julian no MDA lhe proporcionará, em breve, uma experiência internacional. Ele foi convidado a participar, na terceira semana de abril, de uma missão no Panamá. Segundo o professor, o MDA tem um convênio com o Ministério da Agricultura do Panamá, por isso, irá até o país da América Central para falar a respeito da experiência de compras públicas da agricultura familiar no Brasil.