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Livro reúne experiências interprofissionais de universidades e serviços de saúde em Chapecó

Obra sistematiza vivências do PET-Saúde Interprofissionalidade e aponta caminhos para a formação e o fortalecimento do SUS

Assessoria de Comunicação do Campus Chapecó — 03 de Setembro de 2025 — Atualizado em 03/09/2025

Livro reúne experiências interprofissionais de universidades e serviços de saúde em Chapecó

Vivências, conhecimentos e articulação entre universidades e serviços de saúde em Chapecó deram origem à obra “Saberes e práticas com/sobre a interprofissionalidade em Chapecó-SC: (trans)formando para o SUS” (ISBN: 978-85-8302-236-7; ISBN-e: 978-85-8302-237-4). O livro, construído a partir das experiências do PET-Saúde Interprofissionalidade 2019-2021 nos dois projetos desenvolvidos em Chapecó (Unochapecó e Secretaria de Saúde de Chapecó; e UFFS, Udesc, Unoesc, e Secretaria de Saúde de Chapecó) foi publicado pela Editora Universitária da Udesc. Constituem a obra, relatos, reflexões e análises produzidas por professores, estudantes e profissionais que participaram do PET-Saúde Interprofissionalidade 2019–2021.

Segundo o professor da UFFS – Campus Chapecó e um dos organizadores da obra, Claudio Claudino, a publicação nasceu da necessidade de dar visibilidade à diversidade e à riqueza das experiências vividas em dois projetos do programa em Chapecó, desenvolvidos em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, e instituições de ensino. “As atividades, ao longo de dois anos, culminaram em um material robusto do ponto de vista técnico, científico e cultural”, afirma.

Estrutura e organização do livro

O livro reúne 23 capítulos escritos por 138 autores – professores, estudantes e servidores municipais. O projeto foi coordenado pela Secretaria de Saúde de Chapecó, e teve parceria de Instituições de Ensino Superior da região: Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Cada capítulo aborda práticas realizadas no âmbito do PET, revisões de literatura e reflexões sobre interprofissionalidade no Sistema Único de Saúde (SUS), parte delas desenvolvidas em plena pandemia de COVID-19.

Os textos foram submetidos a uma chamada pública e avaliados segundo critérios de potencial reflexivo e transformador para o SUS e para a formação em saúde, criatividade na escrita, coerência com a lógica da interprofissionalidade e rigor científico nas citações. Após ajustes e revisões, os capítulos foram organizados em uma sequência que reflete a prática interprofissional. “Estudantes, tutores e preceptores estão transversalmente envolvidos em praticamente todos os capítulos, possibilitando o diálogo de diferentes vozes e olhares sobre uma mesma experiência”, acrescenta.

Para Claudino, a participação de pesquisadores convidados, que, segundo o professor são “estudiosos renomados nas áreas de formação em saúde, SUS e interprofissionalidade no Brasil”,  como Marta Lenise do Prado (UFSC/UEPA) e Marcelo Viana da Costa (UFRN), possibilitou o alinhamento do conjunto da obra e trouxe densidade teórica à coletânea.

A interprofissionalidade como prática

O professor destaca que a obra vai muito além de conceitos “Ela traz exemplificações nos cenários reais dos sujeitos envolvidos na construção do SUS, de como a interprofissionalidade pode ser o balizador do cuidado em saúde, superando a ideia de que é um conceito rebuscado ou distante das realidades mais complexas e precárias”, aponta.

A coletânea apresenta tanto as potencialidades quanto as fragilidades vividas no processo de integração entre universidade, serviços e comunidade. “A originalidade da obra está também em expor erros e acertos, medos e esperanças, sem romantização acrítica”, observa Claudino.

Um aspecto inédito foi a articulação de instituições de naturezas jurídico-administrativas distintas: uma pública federal, uma pública estadual e uma comunitária, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó. “Foi o único projeto, entre os 120 aprovados em todo o país no edital do Ministério da Saúde de 2018, a contar com três universidades de diferentes naturezas, além do município”, ressalta.

O professor reforça que a obra é relevante por alguns motivos: inicialmente, segundo ele, o livro “aponta caminhos e estratégias conceituais e práticas, para reorientação da formação profissional em saúde e mudança do modelo assistencial, de modo a atender as reais necessidades integrais da sociedade brasileira. A relevância também se ancora na pluralidade de temas e realidades abordadas, que apesar de possuírem em comum a atenção primária à saúde como ordenadora da rede de atenção à saúde, possibilitam ao leitor transitar por diferentes pontos desse sistema complexo e desafiador, superando também essa polarização entre atenção básica e hospitalar, e contribuindo para visibilizar tantos outros pontos e serviços com igual relevância. A obra possui originalidade pois adapta a interprofissionalidade aos cenários específicos do Oeste Catarinense e do sistema de saúde brasileiro, conceito este bastante explorado internacionalmente em locais distantes ao nosso (América do Norte, Europa, etc) e na América Latina vem sendo bastante estimulado pela Organização Pan-Americana de Saúde nos últimos anos, com adesão substancial mediante políticas indutoras e dispositivos formativos como o PET-Saúde. Por fim, a obra é uma coletânea construída realmente de modo democrático, horizontal, e participativo, ouvindo diferentes vozes e alinhando-se com as bases filosóficas e epistemológicas com as quais foram gestados o movimento da reforma sanitária brasileira e o SUS, como projeto de sociedade”, explica Claudino.

O professor indica que entre as experiências relatadas estão atendimentos interprofissionais em Unidades Básicas de Saúde, grupos educativos sobre hipertensão, diabetes e saúde da mulher, ações de alimentação saudável, grupos de gestantes interprofissionais e atividades de saúde do trabalhador rural, com foco em prevenção de intoxicações por agrotóxicos e promoção de hábitos alimentares. A educação permanente com trabalhadores do SUS, incluindo oficinas sobre acolhimento, humanização e trabalho em equipe, também foram ações durante os projetos.

As vivências, de acordo com o professor, impactaram diretamente a formação dos estudantes ao aproximá-los das realidades sociais e sanitárias locais. “O contato precoce com os usuários permitiu compreender a saúde de forma ampliada, ligada aos determinantes sociais e às condições de vida da população”.

A obra também descreve desafios enfrentados durante a execução do programa. Houve resistências iniciais ao trabalho coletivo, disputas de poder e dificuldades de conciliação de agendas entre universidade, serviços e comunidade. Esses conflitos, segundo o professor, foram superados por meio de diálogo, pactuação de objetivos comuns e escuta ativa. “A prática interprofissional não se dá automaticamente; exige enfrentamento de barreiras culturais e institucionais”, avalia.

Apesar disso, o processo, segundo ele, resultou em mudanças significativas. Para Claudino, profissionais passaram a valorizar a escuta ativa, a corresponsabilidade no cuidado e a ampliação do olhar sobre o processo saúde-doença. “O projeto contribuiu para uma formação mais horizontal e menos hierarquizada entre os saberes, reconhecendo a importância dos conhecimentos técnicos, acadêmicos e populares”.

Ao relatar experiências locais, o livro demonstra que a interprofissionalidade pode ser um caminho efetivo para fortalecer a rede de atenção em saúde e consolidar os princípios do SUS. O projeto estimulou a construção de práticas mais integradas e humanizadas, ao mesmo tempo em que provocou estudantes e profissionais a repensarem suas formações.

“A escuta, o vínculo e a construção coletiva do cuidado precisam estar incorporados de forma transversal nos currículos, como componentes obrigatórios e não apenas optativos”, defende Claudino. Ele acrescenta que a obra demonstra como a interprofissionalidade pode ser vivida tanto no ensino quanto na prática, transformando a maneira como se compreende e se realiza o cuidado em saúde.

Onde encontrar a obra

O livro “Saberes e práticas com/sobre a interprofissionalidade em Chapecó-SC: (trans)formando para o SUS” está disponível para acesso e consulta nos seguintes canais: 

Catálogo da Biblioteca Universitária Udesc - Sistema Pergamum 

Repositório Institucional da UDESC

Acesso ao DOI (integrado às plataformas correspondentes)

- Acesso direto ao E-book em PDF

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