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Seminário promovido por projeto da UFFS reúne mais de 500 pessoas em Lages

Formação do programa Escola em Tempo Integral realizou 1° encontro em SC. Eventos do RS e PR serão nos dias 6 e 7 de maio, respectivamente

Diretoria de Comunicação Social — 17 de Abril de 2025 — Atualizado em 17/04/2025

Seminário promovido por projeto da UFFS reúne mais de 500 pessoas em Lages

Público lotou o Centro Serra, em Lages, para o I Seminário Estadual - Santa Catarina de projeto de formação do Programa Escola em Tempo Integral da UFFS

Nesta quarta-feira, dia 16 de abril, um evento promovido pelo projeto de extensão “Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral - Região Sul - 2025”, da UFFS, reuniu mais de 500 pessoas no Centro Serra, em Lages. O I Seminário Estadual - Santa Catarina foi o primeiro encontro presencial, dos dois que serão realizados em 2025, com os cursistas que participarão da formação promovida pela Universidade nos três estados da região sul. Participam do curso, neste ano, gestores e técnicos das secretarias de Educação municipais e estaduais, assim como conselheiros de Educação municipais e estaduais.

A formação, que teve sua primeira edição em 2024, neste ano passou por diversas mudanças, entre elas está a organização de encontros presenciais por estado. Os seminários do Rio Grande do Sul e do Paraná serão realizados nos dias 6 e 7 de maio, respectivamente. Os cursistas do Rio Grande do Sul serão reunidos no Park Hotel Morotim, em Santa Maria, e os do Paraná no Espaço Fiori, em Guarapuava. 

Atividades em Lages

A mesa de abertura do I Seminário Estadual – Santa Catarina contou com a presença de Caren Cristina Brichi, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC); Cristian Roberto Antunes, secretário de Educação de Lages; Jucilene Antônio Fernandes, presidente da UNDIME/SC; Claudio Orço, presidente da UNCME/SC; Kaio Henrique Coelho, reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); Madalena Pereira da Silva, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniplac; Silvana Pfluck, articuladora Renapetti; e de Alexandre Matiello, coordenador regional em Santa Catarina do projeto da UFFS. 

O coordenador de formação do projeto em Santa Catarina, professor Juares Thiesen, realizou a conferência de abertura do seminário, intitulada “A política local de Educação Integral: da concepção de Educação Integral aos comitês locais”, com mediação de Caren Cristina Brichi, da SED/SC. Em sua fala, destacou que a educação integral é centrada no sujeito, em busca de uma formação humana plena, e não no conteúdo, como costuma ser na escola atualmente. Por esta razão, considera que ela necessita de pessoas comprometidas e sensíveis às suas especificidades.

Na sequência, Alexandre Falcão, técnico da Coordenação Geral de Educação Integral e Tempo Integral (COGEITI) do Ministério da Educação (MEC), apresentou, de forma remota, a conferência “A operacionalidade do Programa Escola em Tempo Integral”, com mediação de Claudio Orço, presidente da UNCME/SC. Ele lembrou que até o dia 9 de maio deverá ser finalizada a etapa de declaração das matrículas efetivamente criadas e destacou que em breve os estados e municípios deverão receber os recursos do programa, já que a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi sancionada. 

Uma mesa redonda intitulada “Forças institucionais para o alcance da escola integral em tempo integral”, mediada pela professora Kátia Seganfredo, coordenadora regional do projeto na UFFS – Campus Chapecó, reuniu a deputada estadual Luciane Carminatti e Renato Bossle Miguel, auditor fiscal de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, que participou de forma remota.

Em sua fala, a deputada destacou que todas as áreas do conhecimento humano são fundamentais e, por isso, não deve ser priorizado nas escolas apenas o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, como é comum acontecer. Luciane ressaltou, ainda, que há leis que podem dar apoio às escolas, em especial no que se refere à educação integral, como as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, assim como a lei estadual n° 19.143, de 20 de dezembro de 2024, de sua autoria, que instituiu o Programa Cultura e Arte nas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina. 

Renato apresentou ações desenvolvidas pelo TCE/SC para o controle externo das políticas públicas de educação e afirmou que o Tribunal trabalha para incentivar o controle social da educação pública e disponibiliza diversas ferramentas em seu portal para o exercício deste controle. Ele convidou a todos para que participem do Fórum TCE Educação, que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de maio em Joinville. 

Experiências

Além das conferências e mesa redonda, ocorreu um painel de experiências, com a apresentação de projetos de educação integral desenvolvidos em Santa Catarina, com mediação de Marinez Zambom, da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O primeiro deles foi da Escola CAIC Fúlvio Amarante Ferreira, de São Joaquim, em parceria com o Sesi de Lages. Fabiano Padilha, vereador de São Joaquim e ex-secretário de Educação do município, apresentou a experiência da escola, junto com a atual secretária de Educação de São Joaquim, Roberta Karine Amarante Arruda Tomaz, e Paulo César Stefen Júnior, orientador pedagógico de Educação Continuada na Escola SESI de Lages. Eles destacaram o sucesso da parceria, que tem foco em oficinas de cultura maker. 

A experiência dos Centros de Educação, Esporte e Tecnologia de Chapecó, foi apresentada pela gestora Denise Simone Dalmas. Ela contou que nestes espaços são atendidas crianças do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental, que estejam em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar. Lá elas participam de atividades em esportes coletivos, artes marciais, jogos de tabuleiro, dança, música, artes visuais e tecnologia. 

A professora Michele Reis Welter apresentou a experiência de educação integral de Itapiranga. De acordo com ela, o município conta com 14 escolas e o ensino integral foi implantado por lá em 1990, começando pelas creches. Em 2005 iniciou o processo de mudança na educação básica, com constante diálogo e escuta das famílias, o que, segundo ela, foi fundamental para o sucesso da iniciativa. Atualmente, os estudantes têm 47 horas semanais de atividades nas escolas municipais.

Documentário

Durante a programação do Seminário, foi realizada a apresentação de uma prévia do documentário “Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul”, produzido pela UFFS. O documentário trará experiências de educação integral desenvolvidas em seis instituições públicas de ensino dos três estados da região sul, selecionadas por meio do Edital n° 3/PROGRAD/UFFS/2025

No evento foram apresentados os vídeos dos projetos “Uma prática exitosa de Educação Integral em Tempo Integral no Oeste de Santa Catarina”, do município de Nova Itaberaba, e “O Conto de um Encanto – Herdeiros do Futuro”, do município de Indaial. Ao final das apresentações, as representantes dos municípios que estavam presentes no evento foram convidadas para falar um pouco sobre estas experiências e foram muito aplaudidas. 

Orientações

A última atividade do Seminário foi uma oficina de apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ministrada pela técnica de TI do projeto, Elisângela Ribas. No AVA os cursistas terão acesso a todo o material de apoio do curso e também às ferramentas de avaliação e interação com os tutores, formadores e colegas. Cursistas que tiverem dificuldade de acesso ou dúvidas em relação ao uso do sistema podem entrar em contato com a equipe responsável pelo e-mail suporte.educacao.integral@uffs.edu.br

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