Servidores da UFFS lotados em Chapecó – tanto na Reitoria quanto no Campus Chapecó – iniciaram os encontros do Grupo Alimente-se com Saúde – Apoio ao Emagrecimento. Com realização da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS)/Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), a ação é de promoção à saúde e qualidade de vida, destinada a pessoas que buscam emagrecer por indicação médica ou por autodeterminação.
A condução das atividades é feita pela nutricionista da equipe do SIASS, Luciana de David Parizotto. No ciclo em andamento, serão dois meses de encontros, com os objetivos de apoiar o processo de emagrecimento ao longo de dez semanas, realizar educação nutricional, fornecer fontes seguras de informação sobre alimentos e nutrição, sensibilizar para o autocuidado e para a aquisição de novos e melhores hábitos alimentares e proporcionar momentos de interação entre os servidores, fora do ambiente de trabalho.
Conforme Luciana, o sobrepeso e a obesidade são os maiores fatores de risco para diversas doenças crônicas como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. “Contudo, suas causas são multifatoriais. Sabe-se que há uma complexa interação entre predisposição genética, comportamento alimentar, meio ambiente e interações sociais e psicológicas. Assim, trabalhar a educação alimentar e nutricional, orientando melhoras escolhas alimentares na busca por criar um ambiente propício para a troca de experiências a respeito do que é comer saudável e o que faz bem e auxilia no controle do peso, é a estratégia que move este grupo”.
Outro ponto que ela ressalta é a quantidade de conteúdo sobre alimentação, sobretudo nas redes sociais. Para a nutricionista, todo esse conteúdo “gera uma avalanche de informações desconexas sobre o que pode ‘emagrecer’ ou ‘engordar’. Contudo, percebe-se uma falta de informação básica sobre ‘do que são feitos os alimentos’, qual a composição do que a gente está comendo, porque determinado tipo de arroz é melhor nutricionalmente do que outro, por exemplo e por aí vai. O profissional nutricionista é o mais indicado para orientar sobre os alimentos, procurar informação veiculada por estes profissionais e pelo Conselho Federal ou Regional de nutricionistas, bem como de órgãos reguladores ou gestores de saúde de grande abrangência, como Organização Mundial da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde, Ministério da Saúde, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade”, finaliza ela.