O VII Instituto de Estudos Linguísticos (IEL) e a XIII Semana Acadêmica de Letras (SAL) acontece na UFFS – Campus Chapecó entre os dias 23 e 25 de setembro. Neste ano, os dois eventos acontecem de forma integrada, reunindo estudantes da graduação, da pós-graduação, professores da Educação Básica e demais interessados da comunidade regional.
Segundo a professora Aline Cassol Daga Cavalheiro, uma das coordenadoras da XIII SAL, a realização conjunta amplia os espaços de troca e diálogo. “Os dois eventos são muito importantes, pois possibilitam reflexões conjuntas, compartilhamento de conhecimentos e formação para graduandos, pós-graduandos e professores do Ensino Superior e da Educação Básica”, afirma.
O IEL é um evento internacional promovido a cada dois anos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), enquanto a SAL acontece anualmente, organizada pelo curso de Letras Português e Espanhol. Para Aline, eles se consolidaram como referenciais no calendário acadêmico: “São os dois principais eventos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e pelo Curso de Letras”, ressalta.
A temática desta edição é “Linguística, Literatura e a Educação Básica: diálogos sobre educação em linguagem na escola”. A proposta é dar continuidade às discussões das edições anteriores, reforçando a importância de articular escola, família e comunidade no processo educativo.
“Um dos diferenciais é o foco na educação linguística na escola, o que demonstra a preocupação do Curso de Letras e do PPGEL com as discussões que abarcam questões de linguagem e ensino no contexto da Educação Básica”, explica Aline.
Outro destaque é a presença de uma professora da rede básica em uma mesa de debate. Para a coordenadora, a iniciativa marca um passo importante na construção coletiva: “Representa nosso desejo de trazer para o debate os colegas docentes das redes básicas de ensino, para ouvi-los e construir com eles reflexões sobre a docência na área de línguas”, enfatiza.
Convidados e novidades
A programação traz nomes reconhecidos pela produção acadêmica e literária, como o professor João Cezar de Castro Rocha (UERJ), autor de 14 livros e organizador de cerca de 30, e a poeta Angélica Freitas, premiada autora com quatro obras publicadas. Eles participarão de uma mesa de debate sobre o direito à literatura e também ministrarão oficinas de leitura e poesia.
Uma novidade é a sessão de lançamento de livros, que contará com obras de docentes do curso de Letras – Português e Espanhol e do PPGEL. “Investir na formação de professores de línguas e literaturas, com um olhar sensível para a atuação junto à escola e à comunidade, pode ser um caminho eficaz para alcançarmos nossos objetivos educacionais de maneira mais assertiva”, completa Aline.
Programação
Local: UFFS – Campus Chapecó
Data: 23 a 25 de setembro de 2025
Inscrições: de 1 a 17 de setembro (vagas limitadas)
23 de setembro (terça-feira)
• 19h – Café de abertura
• 19h30 – Conferência de abertura: “Ler, escrever, saber a língua, saber o mundo”
• Convidado: Prof. Dr. Luiz Percival Leme Britto (UFOPA)
24 de setembro (quarta-feira)
• 14h – Mesa de debate: “A literatura como direito: reflexões sobre o trabalho com o texto literário e a censura de livros na escola”
• Convidados: Prof. Dr. João Cezar de Castro Rocha (UERJ), Angélica Freitas (poeta e tradutora), Profa. Juliana Fontana (E.E.B. Marechal Bormann)
• Mediação: Prof. Dr. Valdir Prigol (UFFS)
• 19h – Lançamento de livros e sessão de autógrafos
• 20h – Oficinas:
• “Leitura literária e descrição densa” – Prof. Dr. João Cezar de Castro Rocha (UERJ)
• “A prática da poesia” – Angélica Freitas (limite de 20 vagas)
• “As fábulas nas aulas de espanhol como recurso de desenvolvimento socioafetivo” – Profa. Dra. Solange Labbonia (limite de 30 vagas)
25 de setembro (quinta-feira)
• 14h30 – Oficina: “De letras e cartas: exercícios de adaptação de obras literárias para jogos de tabuleiro” – Profs. Dr. Saulo Gomes Thimóteo e Dr. Luiz Rogério Camargo (UFFS)
• 19h – Apresentação cultural: peça “As aventuras de Dom Quixote”
• 20h – Mesa de debate: “Preconceito linguístico e sua relação com línguas de imigração, de herança e com a diversidade do português na escola”
• Convidados: Prof. Dr. Gabriel Othero (UFRGS), Profa. Dra. Katharina Müller (Universidade Justus-Liebig-Universität Gießen)
• Mediação: Profa. Dra. Cristiane Horst (UFFS)